Universidad ISEP

Começar as aulas em tempos de Coronavírus

Já faz alguns meses que as crianças pararam de ir às suas salas de aula, de repente, sem nem sequer ter a oportunidade de se despedir de nada nem de ninguém. O ano letivo 2019/2020 chegou ao fim e deixamos para trás um ano que teve um final, no mínimo, inesperado, confuso e diferente.

Como serão as aulas após o Coronavírus?

Algumas crianças, no próximo setembro, provavelmente voltarão às suas escolas, com seus amigos e talvez até com a mesma professora ou professor. Outras, em contrapartida, estrearão escola, colegas e professores ou, então, irão à escola pela primeira vez em sua curta vida. Este último grupo é o que, a mim pessoalmente, mais me ocupa, os pequenos de 0 a 3 anos. Enquanto me ocupam, a muitos pais preocupa. Eles, os pequenos, no entanto, não estão preocupados, nem um pouco, porque têm essa preciosa e alucinante habilidade, que, por sinal, a grande maioria dos adultos deveria reaprender, e não é outra senão viver o momento, viver o presente, viver o AGORA. Como mais ressoar em você.

Eles não se antecipam, não estão pensando em que condições voltarão à escola, nem se irão com amigos, ou se não, nem se gostarão do professor ou professora novo, ou nem sequer, se as medidas referentes à COVID-19 serão um incômodo e um aborrecimento. Tampouco se preocuparão se pode haver um novo surto e tenham que voltar a se confinar enquanto tanto o pai quanto a mãe teletrabalham.

Nada, nada disso preocupa os pequenos, porque nada disso é real. O único real é que agora é verão, e não é preciso ir mais à escola (Bem, só alguns poucos vão ou logo irão às escolas de verão).

A incerteza escolar após o Coronavírus

Assim, enquanto as crianças estão centradas em viver o presente e desfrutar do verão, alguns pais se sentem mais temerosos, mais angustiados e com mais incerteza do que nunca, com tudo o que diz respeito à volta às aulas. As medidas que o governo tomará em relação ao Coronavírus serão seguras e suficientes? Até quando esta situação vai durar? A adaptação escolar será ainda mais difícil neste cenário tão incerto? Como posso ajudar meu filho para que tenha uma boa adaptação à escola?

Pois bem, não é muito o que podemos fazer por eles ainda neste sentido, mas há algo que sim podemos fazer agora, e é encher sua mochila de momentos de conexão, de atenção plena, de compreensão, de desfrute, de gozo, de risadas, de tempo compartilhado.

E minha pergunta é: há algo que você possa fazer por si, para viver o período de adaptação de seu filho ou filha de uma forma mais serena e mais tranquila? Minha recomendação nesta linha é que; se a situação te preocupa, deixe de projetar seus medos e sua angústia em relação a setembro, viva o
momento presente, observe-se e pergunte-se: do que tenho medo? Com o que o que sinto me conecta? A que momento do meu passado me lembra?

Estou aqui e agora

Assuma sua história, responsabilize-se e aprenda com ela. Não carregue seu filho com o peso de sua mochila e agarre-se ao mantra “Estou AQUI
E AGORA”.

Se você prestar atenção em colocar em prática estas recomendações, quase com toda probabilidade levará melhor o período de adaptação e se os pais levam bem, os filhos estão melhor.
Assim, neste verão; pais e mães, nós sim temos tarefas. FELIZ VERÃO!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Rolar para cima